O deputado Lindomar Garçon (PRB-Rondônia), apresentou um projeto de lei para regulamentar a profissão de blogueiro no Brasil. O projeto pretende permitir que blogueiros que possuem diploma de ensino médio  possam solicitar o registro profissional de sua categoria na condição de jornalista ou comunicador.

O projeto de Lei 8569/2017,  define a profissão blogueiro como o profissional que faz uso de plataforma tecnológica, da blogosfera, com endereço fixo na rede mundial de computadores, para a publicação de material jornalístico e compartilhamento de informações”.

Além do diploma de ensino médio homologado pelo Ministério da Educação, a Lei também exigirá que o blogueiro tenha um endereço fixo na internet, como por exemplo uma conta no Blogger. Segundo o Deputado Lindomar, a regulamentação da profissão de blogueiro serve para estabelecer deveres e responsabilidades e reforçar a proteção de direitos e de garantias fundamentais. Outro lado positivo é a manutenção das boas relações sociais através da estipulação de parâmetros mínimos necessários quanto à profissão e aos profissionais.

A regulamentação também permitirá que blogueiros sejam legalmente responsabilizados em caso de veiculação de informações abusivas, prevendo assim uma diminuição de sites que veiculam notícias falsas. O projeto de lei foi apresentado e está aguardando despacho do Presidente da Câmara dos Deputados para ser aprovado.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorConselho de Ética do Senado deve decidir futuro de Aécio Neves em novembro
Próximo artigoPolícia investiga fraude no concurso do TJPE
Paulo Gonçalves Arraes, nasceu em Araripina-PE em 1969, formado em Ciências com habilitação em Biologia pela FAFOPA, com cursos de Instrutor de Trânsito e Diretor de CFC (Auto Escola) pela UPE/Detran-PE, Vereador 1999/2000 (PSB) e 2001/2014 (PPS), Assessoria Política em campanhas eleitorais na Região do Araripe e em 2009 representou Pernambuco no Movimento pela Recomposição das Câmaras de Vereadores no Congresso Nacional em Brasília.